6 de dezembro de 2010

Dicas de layout para o seu website



Hoje em dia com a popularização e a facilidade do acesso a internet, tornou-se praticamente obrigatório um site institucional que muitas vezes passa a ser o principal canal de relacionamento das empresas com seu público, mas infelizmente conceitos como design de interação, usabilidade e acessibilidade não acompanharam o crescimento em massa dos websites.



Basta navegarmos um pouco pela internet para termos acesso a inúmeros casos de como não se deve fazer um site, e pensando nisso, decidi compartilhar algumas dicas que irão ajudar na criação de layouts de sites.

1. Ortografia
Detalhes pequenos, como a gramática, são constantemente ignorados. Ainda é grande o número de empresas que disponibilizam conteúdo com erros de português, concordância ou acentuação, coisas que um simples corretor ortográfico resolveria.

2. Objetividade
Outro fator importante é como o internauta é tratado com descaso. Nos dias atuais, ninguém tem tempo a perder em visitas longas a um site qualquer. Deve-se sempre usar textos curtos e objetivos sem uso de palavras difíceis e deve-se evitar o uso de termos técnicos que, quando utilizados, devem estar explicados. Divida o seu texto com subtítulos indicando do que se trata cada parte.

3. Hierarquia da informação
Há uma regra de ouro para um design organizado que sempre é esquecida. ”Se você der destaque para tudo, nada estará destacado”. Organize as informações por ordem hierárquica. O que é mais importante? Quais informações podem ser colocadas juntas? São perguntas simples que devem ser feitas sempre que você for “layoutar” uma página.

4. Cores
Lembre-se sempre que as cores também falam. Existem diversos estudos sobre a psicologia das cores. Elas podem despertar desejos e sensações. Use isso a seu favor.

5. Espaçamento
Use e abuse do espaçamento. É praticamente impossível obter um design limpo e organizado sem que haja espaçamento entre os elementos da página. Ninguém vai querer entrarem uma página e ficar procurando aquele botãozinho que ficou espremido entre o formulário e o anúncio.

6. Conheça seu público
Não desenhe para você, desenhe para o seu público. Não importa se você odeia verde, se esta é a cor que o seu público prefere, use-a. Não há fórmula mágica para conhecer as necessidades do seu público sem um bom briefing e pesquisa de campo. Recolha informações, sempre, onde estiver, elas podem ser muito importantes para identificar a melhor solução para o seu layout.

7. Coerência
E o mais importante, seja coerente.

Não use elementos decorativos demais e sempre que for utilizar algum, que haja um motivo. O cliente pode não gostar do que você apresentou, mas se cada elemento visual do seu layout tiver uma razão para estar ali, dificilmente o cliente recusará.

Com coerência nas informações apresentadas e coerência visual, com certeza você chegará ao resultado esperado. Um site bonito e funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos a sua opinião sobre o assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...