3 de janeiro de 2011

10 tendências de web design



Você sabia que, assim como a moda, o design de sites também segue tendências?

Um site pode ser considerado “ultrapassado” dependendo do seu layout, por isso, para não manchar a imagem de sua empresa você precisa estar sempre atento às novidades da web.

Para te ajudar a ficar por dentro do que anda rolando na web, listamos as principais tendências do web design para você aplicar em seu site e deixá-lo mais bonito e moderno.



1. Menos é mais
Os sites estão com o layout cada vez mais clean e com elementos visuais menos chamativos, isso porque é tendência que todo o foco seja dado aos textos e imagens. Usar muitos elementos decorativos tira a atenção do primordial.

A divisão das áreas do site é feita com grandes áreas brancas, destacando as informações que realmente importam, desta forma você organiza as informações e dá mais respiro à página.

2. Fontes grandes
Com os conceitos da web 2.0 em alta, onde a informação está cada vez mais valorizada e os textos são prioridade, vemos frases de impacto e as chamadas para assuntos diversos em fontes grandes para atrair a atenção do internauta.

3. Fontes especiais
Com o avanço da tecnologia, hoje há a possibilidade de alterar a fonte do site por qualquer fonte especial que você optar. O próprio Google disponibiliza uma espécie de banco de fontes no endereço code.google.com/webfonts. O único problema é que para os usuários do Windows XP as fontes aparecem sem o anti-alias (sistema de suavização de fontes) padrão dos navegadores deixando-as um pouco mais duras que o normal.

4. Conteúdo segmentado
É tendência segmentar e dividir o conteúdo do seu site em diferentes páginas que apresentam apenas informações relevantes e pertinentes ao tema principal. Muitos testes de usabilidade indicam que o internauta já se habituou a utilizar o botão voltar do navegador, ou seja, a famosa regra dos 3 cliques não é mais válida.

5. Ilustrações
Em plena era digital, nunca foi tão cool utilizar ilustrações e desenhos estilizados para compor o design de uma página. Além de ajudar a direcionar a atenção do usuário para determinada área, uma boa ilustração agrega valor artístico ao seu site.

6. Menos animações
Apesar das ilustrações estarem em alta, o uso de animações está cada vez mais perdendo força na internet, e os motivos são simples. Animações em Flash não ajudam os buscadores a indexar seu site nos resultados de busca e o aumento do número de acessos mobile está fazendo com que os sites sejam mais amigáveis aos navegadores dos celulares e smartphones. O navegador do iPhone por exemplo, não é compatível com conteúdos em flash que simplesmente não são exibidos na tela.

7. Resoluções maiores
Com a própria evolução do hardware, os monitores estão com resoluções cada vez maiores, o que possibilita que os sites trabalhem em versões wide. O que antes era área perdida, as laterais dos sites se tornaram espaços potenciais para divulgação de produtos, serviços e até mesmo ferramentas que auxiliam na navegação. Os sites mais recentes têm aproveitado para inserir imagens relevantes e até caprichar em um background todo trabalhado e cheio de detalhes.

8. Rodapé mais alto e robusto
Sabemos que toda a informação importante que procuramos geralmente está disponível no rodapé do site, como telefone pra contato, endereço e horário de atendimento. As empresas perceberam que o rodapé do site é um ponto que pode ser muito bem trabalhado para aumentar a visibilidade das informações contidas ali.

Muitas tem inclusive utilizado o espaço do rodapé para incluir um mapa do site com acesso a todas as páginas relevantes.

9. Transparência
Finalmente o Internet Explorer 6 foi aposentado, com isso, abriram-se as portas para as imagens em extensão png que permite o uso de transparências e dégradés muito melhores e mais leves que os arquivos gif.

Hoje em dia todos os navegadores suportam imagens png, possibilitando que sombras e transparências sejam amplamente usadas em seu site.

10. Barras fixas
Cada vez mais se tem notado o uso de barras fixas no navegador com atalho para as principais funcionalidades do site. Principalmente nos e-commerces esta tendência é muito útil para permitir a visualização rápida dos itens do carrinho e as opções de compartilhamento, além de ser um excelente canal para veiculação de promoções e lançamentos.

Bônus. Realidade Aumentada
Se você ainda não ouviu falar em realidade aumentada, precisa se atualizar.
Com o avanço da tecnologia, há diversos tipos de interação entre o espaço físico e virtual para melhorar a experiência do usuário no seu site, entre as tendências destacam-se o uso de recursos que através de uma câmera, permitem que o usuário interaja com o ambiente virtual, e os Qrcodes que possibilitam que um endereço web seja implementado em qualquer coisa no mundo físico e acessado via celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos a sua opinião sobre o assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...