10 de março de 2012

Como vender mais com as lições de usabilidade do Google?


Recentemente a gigante de Mountain View divulgou uma série de boas práticas e princípios de design para desenvolvedores de aplicativos para o Android que são válidos para qualquer site, inclusive para sua loja virtual, uma vez que esses princípios são resultado de muita pesquisa e investimento em usabilidade e design de interação.
Se partirmos da premissa que uma loja gera mais vendas se proporcionar uma boa experiência de compra, tiver uma curva de aprendizado pequena e principalmente se permitir que o cliente encontre o produto e finalize o processo de compra o mais rápido possível, posso afirmar que, seguindo à risca as dicas do Google, sua loja venderá muito mais.
(É claro que outros fatores também contibuem para o sucesso das vendas como preço, produto, plataforma e a divulgação da loja, mas como isso varia muito de loja para loja, vamos nos focar apenas na usabilidade).
As dicas foram divididas em 2 conceitos fundamentais. Forma e Função.


Forma
A Beleza não está apenas no design da sua loja. Para que ela seja encantadora é preciso pensar em efeitos de transição, no tamanho correto das fontes e em uma boa diagramação. Pense na combinação perfeita entre beleza, simplicidade e propósito para oferecer uma primorosa experiência de compra ao seu cliente.

1- Pense nas fontes
Escolha fontes de fácil leitura e use o tamanho apropriado para cada tipo de público que você deseja alcançar, lembre-se que quanto mais contrastante for a relação entre as cores da fonte e do fundo, mais cansativa será a leitura de textos longos. Utilize contrastes fortes apenas para chamar a atenção para links e botões.

2- Destaque os botões
Coloque efeitos para quando o mouse estiver sobre os botões para que seja perceptível a ação. Não deixe de pensar em como serão as versões de botões inativos e tenha em mente que os botões call-to-action devem ter algum destaque sobre outros elementos em relação a cor e tamanho. Lembre-se que daltônicos confundem verde e vermelho, por isso, escolha bem as cores e os tons utilizados nos seus botões.

3- Saiba quem é seu público
Conheça o seu público e saiba quais as suas preferências. Ferramentas como o Google Analytics ajuda a entender qual o maior interesse do seu cliente, como ele navega e em qual etapa do processo ele sente mais dificuldade. Reuna essas informações e altere o que for necessário para tornar sua loja um ambiente agradável e familiar.

4- O cliente é quem manda
Permita que o usuário tenha controle sobre a visualização na sua loja, isso faz com que ele se sinta no comando. Ofereça várias opções de filtros para refinar a busca apenas com os itens desejados e se possível ofereça recursos de customização como, por exemplo, cadastro de imagem de perfil, isso ajuda a criar mais proximidade entre o consumidor e a loja.



Função
As lojas virtuais fazem sucesso por simplificarem a vida das pessoas, por isso elas devem ser fáceis de entender. Facilite a forma de encontrar os produtos e os passos de compra e não complique o processo com cadastros extensos e desnecessários.

1- Frases curtas
Use frases curtas! As pessoas não vão ler o texto se eles forem compridos.
Ao invés de usar “Parabéns, o seu cadastro foi realizado com sucesso! Você receberá uma confirmação em seu e-mail.” Prefira usar “Cadastro realizado com sucesso.” Transmite apenas a informação essencial de forma muito mais rápida e fácil de entender.
Essa dica também é bastante válida para os botões. Ao invés de “continuar pagamento” use apenas “pagar”.

2- Imagens são mais rápidas
Sempre que possível associe os pontos importantes da sua página com ícones, pois o cérebro irá identificar a área muito mais rapidamente do que se tivesse que escanear apenas textos na tela. Ex. telefone, redes sociais, e-mail, carrinho, etc. Mas atenção para não substituir os textos por ícones, pois vários estudos de usabilidade comprovam que a associação de texto e ícone é muito mais eficaz do que apenas ícones.

3- Ajude o cliente a tomar decisões
Ofereça a forma de pagamento mais atraente para o seu cliente e não para você.
Sugira produtos relevantes na página de detalhes do produto e no carrinho de compras, utilize a própria inteligência da sua plataforma para que esse trabalho de sugestão de produtos seja feito automaticamente e com coerência. Ex. Quem está comprando um tablet, provavelmente pode querer também uma capa para protegê-lo.

4- Só exiba o que for necessário
Não deixe as telas cheias de informações se elas não forem necessárias. Se você já está nas páginas de checkout, não há necessidade de exibir links para o carrinho, lista de desejos, cadastro ou frase de boas vindas. Ao invés disso, dê lugar para o atendimento online, perguntas frequentes, prazo de entrega e sugestões de parcelamento com desconto.

5- Sua loja não é um labirinto virtual
Sempre deixe claro como a navegação foi feita para que seja fácil voltar em páginas já visitadas sempre que necessário. Em uma loja física seria o mesmo que identificar as seções com placas para que o cliente possa encontrar o que procura e saber voltar para pegar um produto que ele já tenha visto.

6- Nunca perca as informações
Em qualquer formulário de cadastro, certifique-se que as informações digitadas não serão perdidas caso haja algum erro na página. Não há nada mais chato do que ficar digitando as mesmas informações várias vezes. Caso a sua loja trabalhe com cartão de presente, também é importante que a mensagem do cartão não se perca em caso de erro.

7- Se a aparência é igual, faz a mesma coisa
Use a mesma linguagem para as mesmas ações. Ex. use o mesmo botão fechar para todas as janelas, o mesmo ícone para o carrinho, etc. Nunca use o mesmo ícone para ações diferentes, como uma lupa para realizar uma busca e a mesma lupa para dar zoom em uma imagem. Isso acaba confundindo o cliente.

Aplicando essas dicas práticas sua loja virtual estará muito mais preparada para o sucesso de vendas.

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