3 de dezembro de 2012

Aprenda a criar botões que geram mais cliques

Você sabe o que são botões call-to-action e sua importância para as vendas no e-commerce?
Botão call-to-action é o botão que chama o usuário para uma ação principal na página. Nas lojas virtuais, os botões call-to-action mais comuns são os botões cadastrar, pagar, adicionar ao carrinho e um dos mais importantes, o botão comprar.
Ao longo da minha carreira, já ouvi muitas dúvidas e já vi muitas receitas milagrosas sobre como criar botões que geram mais cliques.
Se você procura por isso, esqueça! Não existem receitas milagrosas. O que existem são boas práticas que podem (e devem) ser seguidas por qualquer lojista para facilitar a navegação e a vida dos clientes.


1. Tamanho
O tamanho dos botões é determinantes para criar botões eficazes, pois botões muito pequenos ficarão perdidos na página enquanto botões grandes demais vão chamar tanto a atenção que irão sobrepor outras informações importantes (como valor do frete e prazo de entrega nas páginas de detalhes do produto) e até correm o risco de serem confundidos com um banner.

2. Forma
Botões precisam ter formato de botões. Eles não precisam necessariamente ser retangulares, mas é importante que o usuário o reconheça como um elemento clicável.  Há uma grande probabilidade de que botões com formatos incomuns, cores chapadas e sem volume gerem menos cliques.

3. Cor
Um dos fatores mais importantes, sem dúvida, é a escolha adequada das cores dos botões. As cores têm o poder de influenciar nosso comportamento despertando sensações e emoções. O botão call-to-action deve ser de uma cor que desperte o interesse do seu cliente, deve combinar com as demais cores do site e, minha dica valiosa, devem ter uma cor exclusiva, ou seja, evite usar a cor do botão em outros elementos da página como títulos, ícones ou textos. Quando usar,  escolha elementos que você quer que tenha alguma ligação com o botão, por exemplo, o preço na página do produto.

4. Texto
Há várias formas de dizer a mesma coisa. Quando escolher o texto, use verbos no imperativo e dê informações suficientes para que o cliente não tenha dúvidas. Por exemplo, no carrinho, evite usar botões com o texto “continuar”, pois eles não especificam bem a ação que será tomada. Você vai continuar comprando? Continuar com o processo de compra?
Se o cliente ficar em dúvida, há grande chance de ele escolher outra loja para comprar. Assim como é importante fornecer informações claras, os botões também devem deixar claro para onde seremos levados quando clicarmos.
Aqui deixo outra dica valiosa. Agregue valor aos seus botões mostrando ao usuário o que ele irá ganhar ao clicar. Por exemplo, na página do produto, use “Compre com frete grátis” ao invés de simplesmente “Comprar”.

5. Fonte
Fontes simples e de fácil leitura aumentam a conversão dos botões. Evite o uso de fontes cursivas ou fontes de tamanhos muito pequenos. Quanto mais rápido o botão passar a informação que precisa, mais cliques ele irá gerar.

6. Ícones
Vários estudos de usabilidade indicam que a associação de ícones e textos facilitam a compreensão do usuário, portanto, use ícones que transmitem a informação por si só, mas sempre associe-os com textos. Ícones sozinhos correm o risco de não serem reconhecidos por muitos usuários.

7. Posicionamento
A posição adequada do botão na página melhora sua visibilidade. É importante dizer que tudo o que aparece antes da dobra (aquilo que aparece sem a necessidade de rolar a página) tem mais destaque do que o que vem depois da rolagem, por isso, é importante que o botão principal esteja sempre antes da rolagem.

8. Respiro
Sabe aquela sensação claustrofóbica de quando você entra em um ambiente pequeno cheio de quinquilharias e parece que você mal consegue respirar? Pois é, o mesmo se aplica a internet.
Páginas com muita informação e sem o espaçamento correto, fazem com que as informações sejam mais difíceis de serem localizadas e passam a mesma sensação de desconforto ao usuário descrita acima, portanto, saiba utilizar o espaçamento correto entre os elementos e principalmente ao redor dos botões principais.

9. Repetição
Alguns players do mercado têm usado uma estratégia que funciona. Repetir o botão em outros locais da página para incentivar o clique. Use essa estratégia sabiamente e veja os resultados que ela traz.

10. Call-to-action é Call-to-action
Se a sua página tiver vários botões, lembre-se que há uma hierarquia de interesses na página e foque apenas naquele interesse principal, seja ele a venda, o cadastro ou o compartilhamento.
Não caia no erro de encher a sua página com botões call-to-action, pois isso não funciona. Foque em no máximo 2 botões por página. Caso sejam necessários outros botões, dê um peso secundário escolhendo cores com menos contrastes e em tamanhos menores.


Faça o teste, adeque seus botões para que eles fiquem mais atraentes e veja o aumento do número de cliques e da sua taxa de conversão.

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