5 de novembro de 2012

Erros comuns do Google Analytics

Pra quem é iniciante no Google Analytics, aqui vão 5 erros muito comuns na hora de analisar os relatórios. É o caminho das pedras para os novos usuários.


Não instalar as tags em todas as páginas.
Este é provavelmente o erro mais comumente cometido pelos iniciantes e que pode comprometer toda a sua análise, pois, para que os dados gerados pelos relatórios do GA (Google Analytics) estejam corretos, a tag precisa estar em todas as páginas do seu site. Portanto, confira duas vezes se você não esqueceu de alguma página.

Não instalar o e-commerce corretamente
O GA possui alguns relatórios próprios para quem tem e-commerce, mas para que eles estejam disponíveis, além de habilitar os relatórios de e-commerce nas configurações de perfil da sua conta, é preciso instalar um script separadamente para que esses relatórios funcionem. Caso tenha alguma dúvida em como instalar esse script, peça ajuda a um desenvolvedor pra que você possa tirar o melhor proveito dos recursos para a sua loja virtual.

Esquecer tags de campanhas
Se estiver fazendo alguma campanha de marketing on ou offline, você precisa se certificar de taggear suas URLs corretamente para ver as métricas no Analytics.
Para usuários do Adwords, apenas certifique-se que o auto-tagging esteja habilitado e o Google fará o resto para você.
Não tomar essas precauções fará com que você perca a oportunidade de se certificar que seus investimentos não estejam indo por água abaixo.

Não saber usar os filtros
Os filtros podem ser de grande valia para que suas métricas sejam medidas corretamente. Tome o cuidado de analisar cuidadosamente cada filtro e exclua o tráfego vindo dos endereços de IP dos computadores do seu escritório e de agências parceiras, pois esse volume de acessos pode atrapalhar bastante nas suas métricas e na taxa de conversão.

Configuração incorreta de subdomínios e múltiplos domínios
Se o seu site ou loja possui subdomínios e múltiplos domínios, analise de perto esta estrutura antes de configurar o seu GA. Verifique se os visitantes mudam de domínio durante a navegação no seu site e saiba como cadastrar essas informações para conseguir uma análise mais apurada dos dados.

*por Diego Jušinskas

Especialista em User Experience com mais de 10 anos de experiência sendo 6 focados em e-commerce.


Referência: ROI revolution

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos a sua opinião sobre o assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...